ENCONTRO GRATUITO SOBRE ARTE DO TEATRO DE RUA! 19 E 20 DE DEZEMBRO EM ITAPUÃ

Teatro-A-Ceu-Aberto_CartazTeatro Griô apresenta:

TEATRO A CÉU ABERTO!

Circulação, Criação, Formação e Reflexão do Teatro de Rua na Bahia

 

O Encontro “Teatro a Céu Aberto” proporcionará ao público e artistas o compartilhamento de pesquisas, reflexões, abordagens críticas e pontos de vista variados sobre a Arte do Teatro de Rua, através de palestras, rodas de conversa e apresentações artísticas, com artistas que atuam no Teatro de Rua no Estado da Bahia. Propõe a valorização e divulgação da experiência de artistas/pesquisadores como Eliene Benício, Romualdo Lisboa, Paulo Dourado, Luis Bandeira, Marquinhos Nô, Tânia Soares e Rafael Morais, e de grupos emblemáticos como “O Teatro da Encruzilhada”, de Salvador; e de artistas/pesquisadores de grupos que vivenciam atualmente a Arte do Teatro de Rua em seus processos criativos, como o “TEG – Teatro de Experiência Grapiúna” de Itabuna, O “Circo da Lua” de Uruçuca; a “Cia Gente de Teatro da Bahia” de Salvador; o “Teatro Popular de Ilhéus”; e o grupo anfitrião “Teatro Griô”. Sem esquecer de artistas que realizam espetáculos solo de Teatro de Rua, como Marie Primavera com seu Teatro de lambe-Lambe; o mágico/palhaço Fernando Spiga; O poeta/performer Pareta Calderasch; o ator/palhaço Marcos Farrapo; o músico, poeta e palhaço Alexandre Varapau e o artista italiano Umberto Rosichetti.

Esta é a primeira edição do Encontro Teatro a Céu Aberto, idealizado e coordenado por Rafael Morais, conta também com a coordenação de Tânia Soares e realização do Teatro Griô. O projeto “Teatro a Céu Aberto” foi selecionado no Edital Setorial de Teatro-2014, da FUNCEB-BA, com apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, e conta com a parceria da Casa da Música, e da Diretoria de espaços Culturais da FUNCEB-BA.

O Projeto “TEATRO A CEU ABERTO – Circulação, Criação, Formação e Reflexão da Arte do Teatro de Rua na Bahia”, realizará apresentações de espetáculos de teatro de rua em praças e largos de Salvador e interior do Estado da Bahia; Montagem de um novo espetáculo de Teatro de Rua do grupo Teatro Griô; Oficina de técnicas do Teatro de Rua e um Encontro com palestras, apresentações de espetáculos de teatro de rua de grupos do interior e da capital do Estado da Bahia e rodas de conversa  sobre a Arte do Teatro de Rua na Bahia.

O TEATRO GRIÔ é um grupo de pesquisa e prática do teatro, tem como fonte de inspiração a arte do Teatro de Rua e dos narradores de história de matriz africana, artistas populares e palhaços, que representam a verdadeira essência humana com sua simplicidade, humor e poesia. Criado há 17 anos, pelos artistas Rafael Morais e Tânia Soares, realiza diversas apresentações artísticas nos mais variados espaços cênicos como praças, ruas, teatros, centros culturais, terreiros de candomblé, quilombos, largos e até em espaços onde geralmente o teatro não chega. O grupo desenvolve pesquisas e metodologias próprias, além de espetáculos como “Brincando com a Morte”, “Um Passarinho me contou…”, “Histórias de Mãe Beata”, “Circo-Teatro na Estrada”; “O Caçador de Sonhos”, “Na Teia de Ananse” e “A Velha a Fiar”, criou os eventos “Teatro Griô em Flor – Encontro Inspirado nas Narrativas de Tradição Oral”, “Semana Griô Brincante”, “Teatro a Céu Aberto” e “Somos Feitos de histórias e Sonhos”. O grupo também oferece cursos, ateliês e oficinas artísticas para pessoas com ou sem experiência de todas as idades.

FICHA TÉCNICA Projeto “TEATRO A CÉU ABERTO – Circulação, Criação, Formação e Reflexão da Arte do Teatro de Rua na Bahia”:

Criação e Coordenação Geral: Rafael Morais;

Coordenação: Tânia Soares;

Convidados: Eliene Benício, Gabi Guedes, Leda Maria Ornelas, Luis Bandeira, Marquinhos Nô, Paulo Dourado, Rafael Morais, Romualdo Lisboa, Tânia Soares, “Cia Gente de Teatro da Bahia”; “Circo da Lua”; Marie Primavera – “Teatro de lambe-Lambe”; “Teatro Popular de Ilhéus”; “TEG – Teatro de Experiência Grapiúna”; Alexandre Varapau; Fernando Spiga; Marcos Farrapo; Pareta Calderasch; Umberto Rosichetti e o grupo anfitrião “Teatro Griô”.

Assessoria de Imprensa: Nell Araújo

Luz: Nando Zâmbia

Elenco do Teatro Griô: Alcides Valente, Alice Carvalho, Andréa Coelho, Clara Morais, Darluce Azevedo, Fabricia Brito, Ivana Luckesi, Josiene Amaral, Layno Sampaio, e Zidi Brandão.

Apoio Cultural: Casa da Música e Coordenação de Espaços Culturais da FUNCEB

Apoio Financeiro: FUNCEB/ Fundo de Cultura / Secretaria da Fazenda / Secretaria de Cultura – Governo do Estado da Bahia.

Produção Executiva: Wendel Damasceno

Produção e Realização: Teatro Griô

SERVIÇO:

SEMINÁRIO “TEATRO A CÉU ABERTO”

Dias: 19 e 20 de dezembro, de 2015, SÁBADO E DOMINGO

Local: CASA DA MÚSICA – ABAETÉ – ITAPUÃ

Entrada Franca

Realização: Teatro Griô

Contatos: (71) 3018-4888 / 98763-5293 / 98763-5220
teatro@teatrogrio.com.br
www.teatrogrio.com.br
www.fb.me/teatrogrio

PROGRAMAÇÃO

DIA 19/12/15 – SÁBADO

Das 16:00 h – SEMINÁRIO – RODA DE CONVERSA “Na Encruzilhada do Teatro” com ELIENE BENÍCIO, ROMUALDO LISBOA e RAFAEL MORAIS;

17:00 h – Cortejo e Roda de Cantigas e Versos com o grupo TEATRO GRIÔ;

17:15 – Intervenção artística de ALEXANDRE VARAPAU – poeta, músico e palhaço;;

17:20 h – Apresentação “As Lavadeiras” com o TEG – Teatro de Experiência Grapiúna (Itabuna-BA);

18:00 – Apresentação de FERNANDO SPIGA – ator, mágico e palhaço;

Paralelamente às 18:00h – Apresentações de Teatro de Lambe-Lambe MARIE PRIMAVERA;

18:30 – Intervenção artística de PARETA CALDERASCH – Performer/poeta;

18:40 – Apresentação “O Palhaciclista” MARCOS FARRAPO, Ator/Palhaço;

19:00 – Apresentação Cordel de Zeca da Rabeca – grupo TEATRO GRIÔ;

19:30 h – Apresentação “Crazy Stilt Show” com UMBERTO ROSICHETTI (Itália);

20:00 h – Apresentação do espetáculo “Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito” – TEATRO POPULAR DE ILHÉUS (Ilhéus-BA)

DIA 20/12/15 – DOMINGO

16:00 – Seminário RODA DE CONVERSA “Teatro a céu aberto” – PAULO DOURADO, LUIZ BANDEIRA e TÂNIA SOARES.

17:00h – Apresentação de FERNANDO SPIGA – ator, mágico e palhaço;

17:30h – Apresentação “O Jardim das Sempre Vivas”, com o grupo TEATRO GRIÔ;

17:40h – Intervenção artística de ALEXANDRE VARAPAU – poeta, músico e palhaço;

17:50h – Intervenção artística de PARETA CALDERASCH – Performer/poeta;

18:00h – Apresentação “O Palhaciclista” MARCOS FARRAPO, Ator/Palhaço;

 

Paralelamente às 18:00h– Apresentações de Teatro de Lambe-Lambe MARIE PRIMAVERA

18:30 h – Apresentações de Cenas de Rua com o grupo TEATRO GRIÔ;

19:00 h – Apresentação do “CIRCO DA LUA” (Uruçuca-BA);

19:30 h – Apresentação “Cordel do Pega Pra Capar”, com a “CIA GENTE DE TEATRO DA BAHIA”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *