Cursos & Oficinas

SONY DSCSONY DSCO Teatro Griô é uma companhia de pesquisa e prática do teatro que tem como fonte de inspiração a arte dos contadores de histórias de matriz africana, artistas populares e palhaços,que representam a verdadeira essência humana com sua simplicidade, humor e poesia. O grupo criado e coordenado pelos atores, diretores e professores de teatro Rafael Morais e Tânia Soares, realiza diversos espetáculos nos mais variados espaços cênicos, como teatros, centros culturais, praças e ruas. E desenvolve também pesquisas e metodologias próprias, além de atividades de formação teatral para crianças e adultos.

Os artistas fundadores do Teatro Griô, decidiram criar e coordenar grupos artísticos com os seus alunos que mais se destacarem nos cursos e oficinas artísticas. A ideia é proporcionar, aos integrantes de cada grupo, a experiência ao mesmo tempo artística e de formação, a partir da participação em todas as etapas que constituem um processo criativo. Uma excelente oportunidade para experimentar na prática o fazer teatral como artista/aprendiz, com o acompanhamento do seu diretor/professor.

Um dos grupos de maior destaque é  grupo residente da Arte de Contar Histórias, o “Akpalôs – Fazedores de histórias”,que completa em 2016, seis anos de vida teatral, com muitas atividades artísticas, várias apresentações realizadas em diversos espaços e com a presença de  novos integrantes.Além deste grupo, temos também o Grupo de Teatro para meninos e meninas Turma Camaleãozinho.

Informe-se sobre a possibilidade de participar de um de nossos grupos artísticos e venha vivenciar com a gente: o prazer de fazer teatro!

Audição em 2018!

 

 

O curso, ministrado pelo ator, diretor e professor de teatro Rafael Morais, irá abordar, de maneira vivencial, técnicas de palhaço e buscará os caminhos próprios de cada pessoa diante do desafio de deparar-se com o ridículo, o grotesco, a ingenuidade, a leveza e o encantamento próprios dos palhaços.

Pode colaborar com o desenvolvimento da criatividade, abertura para improvisar, a interação direta com o público, descoberta de caminhos expressivos pessoais e o estímulo para criação e encenação de números cômicos que o aluno poderá levar a diversos espaços cênicos.

Novas turmas em 2018!

 

 

OFICINA  “A ARTE DE NARRAR HISTÓRIAS”

A oficina “A Arte de Narrar histórias”, conduzida por Rafael Morais, abordará, de maneira vivencial, técnicas de narração, criação e encenação de histórias a partir da memória, improvisação e estratégias para a apresentação de contos populares. Busca a maneira e os caminhos próprios de cada participante diante do desafio de contar histórias, através de atividades coletivas e individuais.

INSCRIÇÕES PARA NOVAS TURMAS EM  2018!

SONY DSC

_MG_3399O curso de iniciação ao teatro irá abordar de maneira vivencial, numa perspectiva panorâmica os diversos elementos que compõem a obra teatral. Vivencie técnicas teatrais, desenvolva  a sua criatividade, comunique-se melhor e descubra caminhos expressivos pessoais diante da experiência de fazer teatro.
INSCRIÇÕES PARA NOVAS TURMAS EM FEVEREIRO DE 2018!

FAÇA PARTE DE NOSSA TURMA!

CAPA_face

Curso anual de teatro para crianças e adolescentes, de 06 a 17 anos.

Ministrado por Tânia Soares 

Descrição do curso:

Tem como objetivo inserir o aluno(a) de maneira lúdica e prazerosa no universo teatral. Serão abordadas nas aulas criação, leitura e encenação de textos teatrais, histórias populares, mitos e fábulas, além de jogos, brincadeiras,improvisação e dramatização. Busca a maneira e os caminhos próprios do aluno(a) diante do fazer teatral, estimulando-os a criar personagens e cenas, narrar e encenar histórias, através de atividades coletivas e individuais. As aulas oferecem um ambiente propício ao aprendizado, encontro, descobertas e criação artística. Realização de Mostra Artística no Festival de Teatro -Festa no Céu que acontece no final do curso. O curso é ministrado pela professora Tânia Soares. 

INSCRIÇÕES A PARTIR DE FEVEREIRO DE 2018!

E-mail para teatro@teatrogrio.com.br ou através do telefone (watts up) 98763-5220.

O TEATRO GRIÔ criou encontros vivenciais com o objetivo de proporcionar a experiência criativa, o aprendizado e a troca de saberes, através de uma metodologia prática, lúdica e prazerosa, com exercícios para desenvolver a expressividade. Ideais para profissionais que desejem experimentar novas práticas criativas, vivenciar momentos de relaxamento e ampliar as potencialidades de comunicação e expressão pessoal. A oficina é voltada para grupos fechados, escolas (capacitação de professores) ou empresas.

VIVÊNCIA O PRAZER DE CONTAR HISTÓRIAS

A vivência irá abordar, de maneira prática, técnicas de narração e criação de histórias a partir da memória, improvisação e estratégias para a apresentação de contos populares.
Busca a maneira e os caminhos de cada participante, diante do desafio de contar histórias, através de atividades coletivas e individuais com jogos, histórias, lembranças da vida e cantigas populares.

Professor: Rafael Morais

CONTEÚDO:

  • Relaxamento e técnicas de respiração, expressão corporal e vocal;
  • Técnicas e estratégias de narração de histórias;
  • Exercícios de criação de histórias a partir da memória;
  • Jogos e Improvisações para estimular a fluidez verbal e a prática da oralidade;Cantigas populares;
  • Carga horária de 4h (um turno) ou 7h (manhã e tarde).

VIVÊNCIA JOGO E EXPRESSIVIDADE

Professora: Tânia Soares

A vivência é voltada para professores e profissionais que buscam experimentar novas práticas criativas, exercitar a sua expressividade e desenvolver estratégias dinâmicas para o seu trabalho. A vivência abordará os jogos e a improvisação como poderoso instrumento para o professor na sala de aula. Através dos exercícios, o participante irá vivenciar o uso destes elementos individualmente e em grupo.

CONTEÚDO:

  • Jogos lúdicos, teatrais e de integração grupal;
  • Exercícios de improvisação individual e em grupo;
  • Exercícios de expressão corporal e vocal;
  • Técnicas de comunicação e expressão;
  • Técnicas de relaxamento e de respiração;
  • Desenvolvimento da expressividade.
  • Carga horária de 4h (um turno) ou 7h (manhã e tarde).

CONTATO: (71) 3018-4888/8763-5220/8763-5293

teatro@teatrogrio.com.br