ESTRÉIA NOVA MONTAGEM DE HISTÓRIAS DE MÃE BEATA!

TEATRO GRIÔ apresenta:

“HISTÓRIAS DE MÃE BEATA”

 Ancestralidade e sabedoria popular são os fios condutores da montagem “Histórias de Mãe Beata”. As fábulas recheadas de magia trazem à cena os contos da Yalorixá de Cachoeira, Mãe Beata de Yemonjá, registrados no seu livro Caroço de Dendê. Nas tramas, sempre costuradas por músicas e danças, traduzem-se a vida e o encanto do Recôncavo Baiano, os mitos dos orixás e histórias de seres astutos e sagrados. A encenação de Rafael Morais faz uma imersão nos mitos e lendas narrados por Mãe Beata, inspirados pela tradição dos griots e da memória e cultura dos povos africanos. A direção musical é de Ricardo Hardman; os Figurinos de Tânia Soares e as Coreografias de Leda Maria Ornelas. As apresentações desta curtíssima temporada de julho, nos dias 24, 25 e 26, fazem parte do Projeto “Teatro e Tradição Oral – 15 anos de Estrada do Tetro Griô” aprovado no Edital setorial de Teatro, da FUNCEB, com apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia.

O Projeto “TEATRO E TRADIÇÃO ORAL – 15 anos de estrada do grupo Teatro Griô”, contemplado no Edital Setorial de Teatro da FUNCEB / 2013, reúne espetáculos teatrais que integram o repertório do grupo, inspirados em narrativas de Tradição Oral, como mitos e contos populares, e em cantigas e folguedos tradicionais brasileiros; oficinas com técnicas que constituem as práticas do grupo, levadas a quatro cidades do interior do Estado; e Rodas de conversa com mestres populares e especialistas convidados, sobre a interação entre Teatro e Tradição Oral. Além de uma publicação com artigos dos artistas/pesquisadores do grupo e profissionais/pesquisadores de teatro convidados para tratar dos temas abordados pelo grupo, nos processos criativos, técnicas e metodologias artísticas e de formação teatral.

O Teatro Griô é um grupo de pesquisa e prática do teatro, tem como fonte de inspiração a arte dos contadores de história de matriz africana, artistas populares e palhaços, que representam a verdadeira essência humana com sua simplicidade, humor e poesia. Criado há 15 anos, pelos artistas Rafael Morais e Tânia Soares, realiza diversas apresentações artísticas nos mais variados espaços cênicos, como teatros, centros culturais, praças e ruas. O grupo desenvolve pesquisas e metodologias próprias, além de espetáculos, oferece cursos e oficinas artísticas para pessoas com ou sem experiência de todas as idades.

 FICHA TÉCNICA “Histórias de Mãe Beata”:

Encenação: Rafael Morais;

Direção Musical: Ricardo Hardman;

Figurinos e Adereços: Tânia Soares;

Luz: Nando Zâmbia

Coreografias: Leda Maria Ornelas;

Produção e Realização: Teatro Griô

Elenco: Alcides Valente, Alice Carvalho, Andréa Coelho, Clara Morais, Darluce Azevedo, Fabricia Brito, Ivana Luckesi, Josiene Amaral, Layno Sampaio, Lízea Maia, Ricardo Hardman e Zidi Brandão.

SERVIÇO:

Apresentações do Espetáculo “Histórias de Mãe Beata”:

Dias: 24, 25 e 26 de julho, às 20 h

Local: Teatro do ICBA (Corredor da Vitória, 1809, com estacionamento gratuito pela entrada do Vale do Canela)

Entrada Franca

Roda de conversa com a autora Mãe Beata de Yemonjá:

Dia 26 de julho, logo após o espetáculo.

Realização: Teatro Griô

Contatos: (71) 3018-4888 / 8763-5293

teatro@teatrogrio.com.br
www.teatrogrio.com.br
www.fb.me/teatrogrio

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *